quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Governo do Estado e Liesa reúnem para organizar o Carnaval

Encontros vão ocorrer durante toda esta semana para viabilizar a segurança e a organização do carnaval amapaense

O Governo do Amapá e a Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesa) estão reunindo, durante toda esta semana, para discutirem segurança e organização do carnaval 2011. Nesta terça-feira, 18, representantes das secretarias de Infra-Estrutura e Cultura, CEA, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, além da Guarda Municipal e Conselho Tutelar estão discutindo prioridades e fazendo as primeiras visitas técnicas para verificação das atuais condições do Sambódromo e planejamento de ações para corrigir ou amenizar os problemas. Nesta quarta-feira, a reunião foi específica da segurança pública incluindo o Prodap.

Todos estão sendo unânimes em avaliar os serviços de reforma para que o carnaval não seja prejudicado e que o Sambódromo tenha condições de oferecer um espaço seguro e apropriado para os que forem assistir os desfiles. O secretário de Infra-Estrutura, Joel Banha, voltou a afirmar que a situação financeira do Estado é precária, mas que será feita uma reforma no Sambódromo, porém sem adaptações.

O Corpo de Bombeiros e a Seinf já disponibilizaram suas equipes de engenheiros e bombeiros para avaliações. O secretário Joel Banha lembrou que o projeto do Sambódromo, que começou a ser construído em 1997, ainda não foi concluído, e para que isso aconteça será necessário buscar recursos de Emendas Federais. “O projeto definitivo será concluído, mas agora serão apenas melhorias. Dois barracões da Cidade do Samba estão cobertos e o terceiro está em fase de finalização, pretendemos adiantar o máximo que pudermos”, disse o secretário.

Representantes da segurança pública estadual e municipal falaram das principais dificuldades, como a desorganização na apuração. O presidente da Liesa, Orles Braga, disse que este ano a apuração será dentro da Liga das Escolas de Samba, e os brincantes acompanharão através de telão e das rádios. O representante do Prodap, Claudinei Nascimento, assegurou que durante o carnaval o monitoramento com câmaras de longo alcance está garantido em pontos estratégicos nas proximidades do Sambódromo. Nesta quinta-feira, 20, a reunião será com os setores saúde e turismo. Os desfiles das escolas de samba serão nos dias 5 e 6 de março.

Nenhum comentário: