sexta-feira, 14 de maio de 2010

GOVERNO DO ESTADO E MAIS UM DESCASO COM A SAÚDE DO POVO AMAPAENSE


Voce sabia que o Município de Santana foi contemplado com a Construção de uma Unidade de Saúde desde 2003? Não? Então Vamos aos fatos:

Trata-se do Convênio 1915/2003, entre o Governo Federal através do Ministério da Saúde, e o Governo do Estado do Amapá:



Com o valor de R$ 2.872.469,00.
De acordo com o Portal da Transparência, do Governo Federal, este Convênio data do dia 31/12/2003, com fim da vigência datada para o dia 06/10/2010.
Na placa do GEA o prazo é de 240 dias, ou seja, pela previsão do governo, era para a obra ter sido concluída em 8 meses, que coincidiria com a data 31/08/2004.
Mas vejamos como está o andamento das obras:




Esta é a parte mais visível para qualquer um que passa ao lado do que hoje é a maternidade de Santana.
Mas andando um pouco mais em frente...

Descobrimos NOSSA UNIDADE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SANTANA!!!




Percebam através da foto,que este que vos escreve ainda estava um pouco longe, então resolvi ir até lá, e olha só o que encontrei no caminho:

ESGOTO A CÉU ABERTO!





ARMAZENAGEM IMPRÓPRIA!



Depois disso consegui “contemplar” nossa Unidade de Saúde de Santana:














As imagens falam por si só...
O que poderia ser uma grande benefício para a população santanense, se mostra como um local propício a marginalidade, consumo de drogas, quem sabe até um local onde ocorram estupros...
E o governo mantém a obra parada...
Muita tristeza eu senti no momento em que presenciei este fato lamentável para todos nós que clamamos por um sistema de saúde digno...
Mas quando pensei que tinha visto tudo...



Não dava para ver direito, mas pelo fedor...



Uma fossa transbordante!
Que fato lamentável: este é um local onde deveria ter um alto nível de higiene, porém está aí o retrato do abandono, do descaso das autoridades com todos nós!

Depois disso pude ter um outro ângulo da obra da nossa Unidade de Saúde:


Neste momento parei um pouco pra pensar... e imaginei esta Unidade funcionando... quantas vidas poderiam ser salvas... se os gestores tivessem compromisso...
Senti uma tristeza imensa no meu coração...


Que “ser humano” é esse que não faz seu dever? Que “gestor” é esse? Que a cada dia que passa mata um cidadão amapaense...
Me pergunto pra quê? Pra que alguém se candidata se não quer fazer algo pelo povo? Será que pensou em si mesmo? No “poder”? Será que conseguiu ser tão egoísta? Tão imaturo? Tão covarde?
Lembro-me do caso da Maternidade Mãe Luzia...
57 mortes só neste ano...
Descaso relatado à nível Nacional!
Mas no que depender de mim, isso não será mais assim.
Estarei ofertando denúncia no MP nos próximos dias.
Estarei fazendo meu papel de Cidadão.
Cidadão Consciente.
Inconformado com a atual realidade que vive o povo amapaense.

2 comentários:

Israel Monteiro disse...

As imagens são assustadoras e lamentáveis, pois como podemos perceber a investimentos do governo federal, fossas a céu aberto servindo de viveiro para o mosquito da dengue, o preocupante é que cria-se o transmissor da doença, mas o Estado não oferece tratamento para população, isso é que eu chamo de política de controle demográfico.

Israel Monteiro disse...

Que situação de abandono excelência, enquanto isso os cidadãos amapaenses morrem nas filas de espera. Oque foi feito com os recursos do governo federal destinados a essa obra, é simplesmente frustrante, pois a população carente depende da saúde pública. gás inflamável (Butano), armazenado de forma irregular, a veradade é que as imagens falam por si só.